segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Qualidade de vida do trabalhador é foco das facções para ampliar produtividade


Com o lançamento do Pró-Sertão pelo Governo do Estado, com o apoio da FIERN e Sebrae, a expectativa é fomentar a geração de cinco mil novos empregos até o fim de 2014. O alvo do projeto é o fortalecimento de negócios no setor de confecção têxtil do Rio Grande do Norte, por meio da implantação de unidades de facções fabris e da aproximação de pequenos fornecedores do interior e grandes corporações.
Durante encontro com empresários seridoenses, o superintendente do SESI, Marcos Lael, destacou o papel da FIERN de fortalecer os laços das indústrias em todo o RN, principalmente descentralizando dos grandes centros. “Com o aumento dos negócios, é importante investir em segurança, saúde e qualidade de vida do trabalhador para aumentar a produtividade”, enfatizou o superintendente.
Os empresários de facções estiveram reunidos com a equipe do SESI na quinta-feira (08), em Acari/RN, e puderam conhecer os serviços ofertados pelo Sistema FIERN - SESI, SENAI e IEL. “O SESI trabalha para proporcionar o bem-estar do trabalhador e suas famílias, para melhorar o convívio em grupo, seja no trabalho ou na vida em sociedade”, observou Marcos Lael.
Sânzia Medeiros, técnica da área de vida saudável, esteve presente à reunião e abordou possibilidade de implantar os jogos do SESI na região, podendo programar a participação dos colaboradores das facções em diversas modalidades esportivas. Sensibilizando para a importância da atividade física, Sânzia apresentou ainda Programa SESI de Ginástica Laboral, desenvolvidos nas próprias empresas.
Além da importância dos exercícios físicos, foi abordada a necessidade de uma alimentação saudável que evite doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e outras. Os faccionistas conheceram o Programa SESI Cozinha Brasil que trata de alimentação balanceada e de baixo custo. Já na recepção do evento, eles puderam degustar o bolo de casca de banana e o suco da horta. Saniza Melo, coordenadora do Programa Cozinha Brasil, apresentou um cronograma de atendimentos que está sendo elaborado para atingir indústrias seridoenses. Acari será a primeira cidade a receber a unidade móvel do SESI em 2014.
O coordenador do núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho, Gustavo Adolfo, e sua equipe alertaram os empresários para o cumprimento dos programas legais (PPRA, PCMSO, PCMAT, LTCAT). Para Gustavo, é preciso favorecer a melhoria da qualidade de vida do trabalhador industrial, com a melhoria efetiva do ambiente de trabalho, gerando maior satisfação e participação dos trabalhadores.
“Nos locais onde o trabalho é manual, quase artesanal, cuidar da qualidade de vida é mais importante ainda”, disse o superintendente do SESI, Marcos Lael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário