sábado, 5 de abril de 2014

Pesquisa indica que Dilma perde seis pontos

Apesar da queda, Dilma ainda seria reeleita no primeiro turno com 38% dos votos

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado, indicou que a presidente Dilma Rousseff perdeu seis pontos nas intenções de voto para as eleições deste ano, desde fevereiro. Apesar da queda nas intenções, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) não herdaram os pontos perdidos por Dilma na corrida presidencial.

O levantamento indicou, no entanto, que Dilma ainda seria reeleita no primeiro turno com 38% dos votos, contra 16% de Aécio e 10% de Campos. Outros candidatos somam 6%.

De acordo com o Datafolha, a única candidata que teria condições de forçar um segundo turno seria a ex-senadora Marina Silva (PSB), com 27% dos votos, quatro pontos a mais que o indicado na pesquisa de fevereiro e 12 pontos atrás de Dilma.

A pesquisa também indicou que 72% dos entrevistados querem que as ações do sucessor de Dilma sejam diferentes das da atual presidente. 

O instituto também identificou que Aécio e Campos têm altos índices de rejeição por não serem considerados como os mais preparados para a mudança. Para 32% dos entrevistados, Lula, que não expressa intenção de se candidatar, é o mais preparado, seguido de Marina, com 17%, Dilma, com 16%, Aécio, com 13% e Campos, com 7%.

O cenário com Dilma, Aécio e Campos mostra marcantes diferenças regionais. Enquanto Dilma alcança 54% das intenções de votos no Nordeste, na região Sudeste tem apenas 29%. Entre as pessoas com renda familiar acima de dez salários mínimos, Aécio lidera a disputa, com 34% contra 20% de Dilma. Entre os eleitores com nível superior de escolaridade o tucano também leva vantagem, 25% contra 22% de Dilma.

A pesquisa indicou que Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, tem desvantagem em relação aos adversários, pois 42% dos entrevistados afirmaram não conhecê-lo.

O Instituto Datafolha entrevistou 2.637 pessoas em 162 municípios, entre os dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral com o código BR 00064/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário